09/02/2009 - 03h09
Desemprego atinge um terço dos lares de São Paulo, mostra pesquisa
da Folha Online
Em um terço dos lares da cidade de São Paulo, ao menos um trabalhador perdeu o emprego nos últimos seis meses, segundo pesquisa Datafolha publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
Em 8% dos casos, o próprio entrevistado ficou desempregado. Nas classes D e E, 40% afirmam que alguém em casa ficou sem trabalho. A crise internacional também aumentou o temor de perda do emprego --31% dos entrevistados disseram que tinham algum risco ou grande possibilidade de serem mandados embora.
O Datafolha também perguntou aos entrevistados se aceitariam reduzir o salário para garantir o emprego, proposta que embasa diversos acordos acertados no país nas últimas semanas na esteira da crise. Cerca de metade (47%) aceita a flexibilização.
A pesquisa, realizada entre 3 e 4 de fevereiro, ouviu 613 pessoas com 16 anos ou mais na cidade de São Paulo. A margem de erro máxima da pesquisa é de quatro pontos percentuais.
Reportagem publicada neste domingo na Folha revela que a maior crise mundial em 80 anos já tem um custo estimado. Os 21 maiores países do mundo esperam despejar US$ 1,9 trilhão em investimentos públicos para estimular suas economias.
A cifra é um recorde absoluto em termos de incitamento fiscal conjunto e equivale à totalidade do que o Brasil produz em riquezas durante um ano e meio.