segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Texto extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u500880.shtml às 09h57min

09/02/2009 - 03h09

Desemprego atinge um terço dos lares de São Paulo, mostra pesquisa

Publicidade

da Folha Online

Hoje na Folha Em um terço dos lares da cidade de São Paulo, ao menos um trabalhador perdeu o emprego nos últimos seis meses, segundo pesquisa Datafolha publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Em 8% dos casos, o próprio entrevistado ficou desempregado. Nas classes D e E, 40% afirmam que alguém em casa ficou sem trabalho. A crise internacional também aumentou o temor de perda do emprego --31% dos entrevistados disseram que tinham algum risco ou grande possibilidade de serem mandados embora.

O Datafolha também perguntou aos entrevistados se aceitariam reduzir o salário para garantir o emprego, proposta que embasa diversos acordos acertados no país nas últimas semanas na esteira da crise. Cerca de metade (47%) aceita a flexibilização.

A pesquisa, realizada entre 3 e 4 de fevereiro, ouviu 613 pessoas com 16 anos ou mais na cidade de São Paulo. A margem de erro máxima da pesquisa é de quatro pontos percentuais.

Reportagem publicada neste domingo na Folha revela que a maior crise mundial em 80 anos já tem um custo estimado. Os 21 maiores países do mundo esperam despejar US$ 1,9 trilhão em investimentos públicos para estimular suas economias.

A cifra é um recorde absoluto em termos de incitamento fiscal conjunto e equivale à totalidade do que o Brasil produz em riquezas durante um ano e meio.

Nenhum comentário: