terça-feira, 2 de junho de 2009

CÁLCULO MENTAL & PORCENTAGEM

Amiguinhos...
Vou compartilhar com vocês algumas estratégias que uso para calcular porcentagens "de cabeça". Importante dizer que "para mim" elas são boas, o que não significa que serão também "para vocês". O legal é a gente descobrir uma maneira "nossa" para realizar estes cálculos (e entendê-la...). Quem tiver estratégias diferentes, deixe um comentário explicando-a....
50% - Essa é fácil, né? Para calcular 50% de uma quantia qualquer, basta dividi-la por 2. Por que por 2? Ora, a quantia toda representa 100% e 100% : 2 = 50%. Por exemplo: 50% de 32 = 16; 50% de 48 = 24...
Neste caso é importante, também, desenvolver uma estrátégia rápida para dividir por 2. Por exemplo: para fazer 366: 2 eu faço: 300:2 (150) + 60:2 (30) + 6:2 (3) e chego ao resultado: 183.
Se o número for ímpar, eu pego seu antecessor, divido por 2 e acrescento 0,5. Exemplo: 25: 2. Eu faço 24:2 (12) e acrescento 0,5 25:2 = 12,5
25% - Minha estratégia é pegar a metade de 50% (50% : 2) = 25% !!! Em outras palavras: para calcular 25% de uma determinada quantidade eu pego a metade da metade. 25% de 30. Calculo metade de 30, que é 15. Depois calculo a metade de 15 (ver dica para divisão por 2...) que é 7,5!!!
Algumas pessoas dividem a quantia por 4 porque 100% : 4 = 25%. Eu, particularmente, não me dou bem com esta estratégia...
10% - Esta é a "base" para muitas outras porcentagens. Para calcular 10% de uma quantidade eu divido esta quantidade por 10 (porque 100% : 10 = 10%). Mas, para dividir um número por 10 existe um "truque" (eu não gosto de truques em Matemática, mas se a gente sabe porquê funciona, pode usar...): deslocar a vírgula do número uma "casa" para a esquerda!!! Ah! E se o número for inteiro??? Sem problemas, a vírgula está "escondida" à direita do último algarismo (das unidades). Assim:
10% de 23,5 é 2,35
10% de 78 é 7,8
10% de 1345 é 134,5
10% de 0,54 é 0,054 e assim vai...
5% - Calculo 10% (molezinha...) e divido por 2 (porque 10% : 2 = 5%). Alguns estudantes preferem calcular 50% da quantidade e dividir o resultado por 10 (50% : 10 = 5%). Funciona...
20% - Sabendo quanto é 10%, fica fácil de cálcular 20%. Basta multiplicar 10% por 2, afinal 10% x 2 = 20%...
Algumas pessoas preferem calcular 20% dividindo a quantidade em questão por 5 (porque 100% : 5 = 20%). Raramente eu uso esta estratégia para o cálculo mental...
30% - Neste caso, uso uma estratégia semelhante àquela usada para calcular 20%: calculo 10% e multiplico por 3 (afinal 10% x 3 = 30%)
15% - Neste caso eu uso duas estratégias diferentes:
1ª) Calculo 10%, depois calculo 5% (divido 10% por 2) e SOMO os resultados, afinal 10% + 5% = 15%
2ª) Calculo 10%, multiplico por 3 (obtendo, assim 30%) e divido o resultado por 2, uma vez que 30% : 2 = 15%...
1% - Fácil, também... Basta dividir a quantidade por 100 (porque 100% : 100 = 1% ...). E, para dividir por 100, também existe um "truque": deslocar a vírgula duas "casas" para a esquerda... Daí fica tranquilo...
1% de 23 é 0,23
1% de 345 é 3,45
1% de 6 é 0,06
1% de 3,44 é 0,0344
Agora é com vocês... Desenvolvam estratégias para calcular: 2%, 3%, 9%, 60% e outras porcentagens... O "cérebro" de vocês irá agradecer pela "atividade...". Ah! Descubram como podemos calcular 0,5%... Vale a pena...
Abração do Vavá...

88 comentários:

Anônimo disse...

Para calcular 2%, "faço" 1% e multiplico por 2(dois). 3%, multiplico por 3. 9%, "faço" 10% e "tiro" 1%. E 60%, "faço" 50% e somo 10%. Agora, 0,5%, divido 1% por 2.



Thiago Moritz.

Valdir Tomasi disse...

ei eu faço 15% diferente ;) eu faço 5% rapidinhu que eh metade de 10% e fasso o resultado vezes 3

pronto moleza minha tatica :p



By:NetenhoOoO

Cachopa disse...

0,5%: Para fazer 0,5% eu uso um jeito muito facil, calculo 1% (O Vavá mostrou como a cima) e divido o resultado por 2. Porque 1:2= 0.5. Por exemplo:
0.5% de 200 = 1
0.5% de 890 = 4,45
0.5% de 10246 = 51.23

Espero que ajude, Guilherme.

zinho disse...

0,5% eh facil ate... eh só faze 1% dividido por 2 ;] exemplo: 0,5% de 30

1% de 30 = 0,3

0,5% de 30 = 0,15

RONALDO!

Gabriel disse...

Para calcular 70%, faço uma coisa muito simples: descubro 10% (como você explicou a cima) e multiplico por 7.

vlws ai
xD

Lucão disse...

Para calcular 60% eu divido o número por 2(50%, faço 10% do número e SOMO os resultados.


Para calcular 0,5% é um pouco mais complicado porque tem que primeiro calcular 1% do número e depois divido por 2.

Pedro Muller disse...

para multiplicar 0,5% é só você fazer 1% dividido por 2.

Pedro disse...

Para calcular 9%, voce pega 1% e multiplica por 9 e pra calcular 60% voce pega 10% e mutiplica por 6 ou pega 1% e multiplica por 60.

Anônimo disse...

Vlw Ae
Vai ajudar bastante gente
Para fazer 9% pega o 10% e tira 1%
:O:O:O:O:O:O:O:O
Vlw mesmo
;@

By: RONALDO

_______________________
Oh Adriano ta mem ouvindo?

Anônimo disse...

FLW,vava esses trecos ajudam um monte
0,5%1% igual a ti e divido por 2
9% 10% igual a tie acrescento1%
6%5% e acrescento1%

Anônimo disse...

Valeu Vavá!!!
Vai ajudar a galera.

Para calcular 0,5% é só calcular 1% e dividir por 2. EH muito facil!!


RONALDO

Anônimo disse...

Valeu Vavá, isso vai ajudar muito nossos colegas, você nos apresentou muitos truques, dicas e metódos de resolver estas operações!

:)

Ronaldo disse...

RoNAldO...

Anônimo disse...

Vavá ótimos truquees!


Vai ajudar muito a galera !

aaê galera ¬¬


beeeijos ;*

Amanda Georgopolos

Lucas Herrera disse...

Valeu Vavá, isso vai ajudar muito nossos colegas, você nos apresentou muitos truques, dicas e metódos de resolver estas operações!

Anônimo disse...

ronaldo

Anônimo disse...

Vavá, muito obrigada pelas dicas, elas são ótimas!!!
Com certeza vão ajudar a todos!
Carol Flávia e Livia :D
6ª D

Anônimo disse...

vavá...

muito legal essas dicas, ficou muito mais fácil calcular porcentagem, agora estou acertando porcentagem com mais frequencia.

Lucas

Anônimo disse...

Valeu vava pelas dicas vai ajudar um monte para estudar



by: ZÉ

Anônimo disse...

vava num sei sii ajuda... mais num presiso...
bruna

ikk disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cepilili disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Vava
Conserteza esse blog ajudou muita gente eu mesmo peguei algumas dicas.
Para mim calcular 2,3,4,5,6,7,8 e 9% eu pego o n° e divido por 100 ( que da 1%) e depois multiplico quantas vezes precisar...
Pra dividir 0,5 acho q ainda não aprendi (se aprendi esqueci) mas quando vi os comentarios já aprendi...
Bjos Izabella 6ªD
P.S continue postando

vinicius disse...

achei muito facil faze as operações de 20 30,40,50,60,70%...pois so pega 10% e multiplica por o numero de porsentagens

ex : 70% multiplica 10% por 7

Anônimo disse...

Valêew pelaax dicas ;$
Vaii ajudáa nóoix bastante



by; Guiiib'$

MC Créu disse...

Pra danças créu tem que ter ...

créu disse...

numer 6
ccccccccccccccrrrrrrrrrrrreeeeeeeeeeeeeeuuuu

Unknown disse...

Eo interessante que da para estudar em casa gente preguiçosa !!!
AIUDHAIDUHAIUHAIUSDHIAUDH
beeeijos gente ;*
amanda georgopoulos ;*

ikk disse...

Valeu Vavá !






ajudou muito ;D





obrigado.

abraço *:

João Paulo 6ªD *-*

gabriel disse...

gaybriel

Anônimo disse...

Para calcular 11% é só Somar 10% + 1% dai da 11%

O Adriano ta me ouvindo!!!!!!
RONALDO

VALEU Vavá

Do BE

Anônimo disse...

Ficou muito legal esse blog e essas dicas que ajudam quem tem dificuldade ...
Para calcular 25% é só "fazer" por 50% e depois dividir por dois... já com 0,5% é só "fazer" por 1 e depois dividir por 2.


Bianca

Anônimo disse...

Vavá...
ajudou muito estas contas, imagina quantas pessoas no BRASIL querem aprender tanta coisa quano vc ensina.
vai ajuda muito no CM de amanhã!
Bjs de seu aluno mais querido da 6ºD para o professor mais bonito, inteligente e carinhoso da escola...
Cecília(na internet é bidu tá)

BIDU

Anônimo disse...

Agora ficou mais fácil para resolver porcentagem!!!!Para descobrir 9 % eu descubro 10%,depois descubro 1%!! Subtraio 1% de 10%!!!!!Valeu Vavá!!

gui cardoso disse...

Muiito animal essas dicas .
(: AH! 125% ée soh, fazê 100% pega os 25% eeee Somáah os doix resultados *-* (:

gui cardoso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

eduardo...Ou melhor dizendo falecido eduardo...

O Apresentador disse...

Congratulation 50 Posts :)

Unknown disse...

(:

Anônimo disse...

vava agora é mais fácil calcular 60% é só calcular 10% e multiplicar o resultado por 6 valeu

Misterioso disse...

Oi Amanda!

Adjetivado disse...

"Eu gosto de alpacas, elas cospem"
By Adjetivado

Anônimo disse...

calma cecilia ou quer q eu te chamo cipilili

Anônimo disse...

Para calcular 125% é só calcular 50% dividi-lo por 2, que vai dar o 25%, e somar com o 100% do número.Exemplo:
125% de 400= 400 dividido por 2= 200(50%)e dividi-lo por dois= 100(25%)e soma-lo com o 400(100% do nº)

Pink.

Anônimo disse...

Isso é muito bom para fazer-mos o CM,
para calcular 2% basta calcular 1%, dividindo o numero por 100, e multiplica-lo por 2,
para calcular 3%, é parecido com o calcular 2% mas invéz de multiplicar por 2 multiplica por 3,
para calcular 9%,basta descobrir quanto é 1% e multiplicar por 9,
e para multiplicar 60%,basta descobrir 10% e depois multiplicar por 6.
Existe,outras formas mais eu acho essas as melhores,adorei o blog,parabens Julia S. 6ªD

Anônimo disse...

Valeu Vavá,
Vai ajudar bastante.
Aninha

Anônimo disse...

eduardo é o chato cagão

Lucas H

Anônimo disse...

Vavá valeu pelas dicas.
Vai ajudar muito nao só quem tem dificuldade mas tbm vai dar estratégias mais faceis pra quem já tem as suas.
Para calcular 60%, é só divir por 2, para descobrir 50% e depois calcular 10% e somar os resultados.
Aninha e Rafa
Beijo :**

Anônimo disse...

Muito legal Vavá,
para calcular 0,5% nós calculamos 1% dividido por 2.
Para calcular 2% fazemos 1%x2.
Para calcular 3% mutiplicamos 1% por 3.
Para calcular 9% tem 2 formas:
1_ 10% - 1 %
2_ 1% x 9

BJS BRUNINHAH E FRAN!!!!

josephmiguel.blogspot.com disse...

maneiro espero melhorar no CM

Unknown disse...

dae Vavá =) valeu pelas dicas me ajudou e com certeza vai ajudar muito mais pessoas .
abraço
Leonardo
:D xD :P

Frank disse...

Vavá, como prometido, utilizei minhas habilidades herdadas do ronaldo, as minhas habilidades ronaldistas e fiz o logo para esse blog.Se alguém falar que foi plágio é um tosco, não iria achar uma imagem com exatamente o mesmo endereço desse site...
Bom, aqui está o link:
http://img197.imageshack.us/img197/6841/blogvava.png
E a imagem, pra quem não quiser acessar:
[img]http://img197.imageshack.us/img197/6841/blogvava.png[/img]

Frank disse...

Opa...esqueci que aqui só são aceitos códigos HTML.
Vou colocar o link denovo, aquela mensagem ficou confusa.
Link do logo:


http://img197.imageshack.us/img197/6841/blogvava.png

Frank disse...

Fiz um novo, achei o outro muito poluído:

Logo 1:
http://img197.imageshack.us/img197/6841/blogvava.png
Logo 2 (Novo):
http://img192.imageshack.us/img192/2411/blogvava2.png

Se quiser usar como banner pro seu site, escolha o melhor e use-o.

Ah...e...eu já falei do Ronaldo...?

Anônimo disse...

vavá,brigado pelas dicas!!
beijoss Flávia =)

Anônimo disse...

aee, valeu pelas dicas vavá, ajudaram muito !
beijos, victória *-*

izabella 6 D disse...

VAVA

tem certeza que as olimpiadas de mat eram pra 5 e 6???

eu achei muito dificil...

bjos iza 6 D

izabella 6 D disse...

acho q meu ultimo comentario ficou inclompeto e 5 e 6 series tah vava ??

mumbo disse...

Codificar o mundo!

Pedro disse...

Valeu Vavá!

Vai ajudar bastante.

Pixel-Victor disse...

1x no BattleBall?

MC Pixel-Victor disse...

x1 no BattleBall
x1 (2x)
Eu vo ganhar
x1 (2x)
Pois eu fico o dia todo pulanda nas bolas
x1 (x2)

Fim!

x1 EIM...

Anônimo disse...

Essas dicas ficaram bem legais!!

EU

P.S.: Rla negada que o fundo é meu!

MC pixel victor disse...

x1 noobs????
x1 x1 x1 x1?????
seu noobs
eu pulo d dia inteiro nas bolas

Anônimo disse...

Coco bosta seu burro

Anônimo disse...

obrigado pela força professor Vava

Frank disse...

vlw pelas dicas
x1
x2
pode vir seus noobs

Anônimo disse...

obrigado pela força professor Vava

supergay2008 disse...

uhuuuuuuuuuuuuuuuu
eu so gay

Guilherme disse...

Brigado Vava. isso pode ajudar bastante no CM

Anônimo disse...

obrigado pela força professor Vava

Anônimo disse...

gostei muito desse blog...vai ajudar muito as pessoinhas que tem dificuldade...brigada!!


luana =)

Anônimo disse...

leonardo para de botar esses comentisss =(

MC Chopão disse...

x1 bando de noobs????
x1 x1 x1 x1 noobs?????
seu noobs!!
eu pulo o9 dia inteiro nas bolas

Guilherme disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

obrigado pela ajuda Vavá


ass:Paulo Henrique Schmitz

Unknown disse...

muito massa velho achei daora quem olhar se ferra fora o Vava ;) husuhuhahuasuhas


vllww me da 10 no boletim

Unknown disse...

muito massa velho achei daora quem olhar se ferra fora o Vava ;) husuhuhahuasuhas


vllww me da 10 no boletim

Anônimo disse...

ronaaaldoo
guilherme cardoso valeu Vavá

MC pixel victor disse...

x1 seuys gays

MC Chopão disse...

X1 bando de noobs????
X1 X1 X1 X1 noobs?????
seu noobs!!
eu pulo o dia inteiro nas bolas!!!

Leonardo disse...

FDP

Anônimo disse...

Vava eu queria saber se numa conta de porsentagem com a virgula a gente tem que colocar a virgula se tiver virgula

Anônimo disse...

vava paa calcular 15% pode 1º fazer 30% e depois dividir por 2.

Essa é outro jeito

valeu Gustavo Ribeiro

Otto disse...

Vavá Muito legal mais vou clarear um pouco.

Para calcular 50% eu divido por x2 e dará o resultado de 50%.

Pra 25% Eu faço o número x2 e depois faço novamente x2 e dará o resultado do Número dai da um resultado.

Ass: ▼Otto▼

Otto disse...

Vavá Muito legal mais vou clarear um pouco.

Para calcular 50% eu divido por x2 e dará o resultado de 50%.

Pra 25% Eu faço o número x2 e depois faço novamente x2 e dará o resultado do Número dai da um resultado.

Ass: ▼Otto▼

Anônimo disse...

OLÁ VAVÁ
GOSTEI MUITO DE SUA POSTAGEM!!
OBRIGADO POR TIRAR MINHAS DÚVIDAS!


UM BEIJÃO DE MARIANA BEATRIZ 6ªA

P.S: PARA CÁLCULAR 0,5% É SÓ PEGAR O NÚMERO, FAZER O 1% DELE E DIVIDIR POR 2.

Anônimo disse...

HAM VAVá ADOREI ESSE EXERCÍCIO POIS E MUITO DIVERTIDO!!!!!2 -4 -(-9 +5 -2)E EU OBTIVE A RESPOSTA +4...
DE gABRIELA ROCHA PARA SUPER VAVÁ....