segunda-feira, 3 de maio de 2010

5ª Série... Probleminhas do Vavá...

Olá, povo! Tentem resolver os problemas abaixo... Lembrem-se que o "processo" é tão importante quanto a "solução"...

Problema 1) Seis pessoas estavam em um elevador. A carga máxima que o elevador pode transportar é de 450 Kg. Se duas pessoas saírem do elevador, Ygorlino (55Kg) e Otiliolino (48Kg) poderão entrar. Qual a massa máxima que as quatro pessoas que permaneceram no elevador podem ter (juntas)?

Problema 2) Qual a quantidade mínima de moedas necessárias para se pagar uma dívida de: (não há devolução - troco)
a) 0,04 (quatro centavos)?
b) 0,27 ?
c) 0,99 ?
d) 0,31 ?
e) 1,22 ?

Qual a quantidade máxima de moedas que posso usar para pagar um produto que custa R$ 1,99 ?

Problema 3) Felipe, Marcela, Amanda e Leonardo são quatro estudantes que fazem parte do Grupo de Estudos do Vavá. Eles colecionam figuras de jogadores (da Copa). Felipe possui 32 figurinhas a menos que Marcela, que, por sua vez, possui o dobro da quantidade de figurinhas da Amanda. Amanda possui 62 figurinhas, 12 a menos que o Leonardo. Quantas figurinhas cada um deles possui? Se para completar o álbum são necessárias 638 figurinhas (informação dada pelo Leonardo...), quantas figurinhas cada um ainda precisa conseguir para terminar a coleção?

Problema 4) Juleslino consegue carregar 50 caixas de sapato em 1 hora de trabalho, enquanto que o Matheuslino consegue carregar 25 caixas de sapato em 30 minutos (sem parar de trabalhar). Qual dos dois faz seu trabalho mais rapidamente? Justifique sua resposta.

Problema 5) Uma lesminha parou diante de um muro com 2 metros de altura e decidiu que iria subi-lo. Começou a subida exatamente às 08h da manhã. A cada 50 minutos ela subia 25cm, mas, devido à baba que ficava pelo caminho, ela escorregava 5 cm. A que horas a coitadinha irá chegar ao topo do muro?

Problema 6) Um programa de TV começou às 17h29min e terminou às 19h11min, sem qualquer tipo de propaganda. Quanto tempo ( ?h?min) ele demorou?

Problema 7) Vinigurlino e Martingulino estavam jogando "Pega Varetas". Cada vareta tem um determinado valor. Veja, abaixo, o valor de cada vareta:
amarela: 7 pontos
azul: 12 pontos
vermelha: 15 pontos
branca: 18 pontos
verde: 20 pontos
preta: 30 pontos

Vinigurlino terminou o jogo com: 3 varetas amarelas, 2 azuis, 4 vermelhas, 3 brancas e 1 verde;
Martingulino terminou o jogo com: 2 varetas amarelas, 2 varetas azuis, 2 varetas vermelhas, 1 vaeta branca, 2 varetas verdes e 1 vareta preta.

Quantos pontos cada um deles fez? Quantas varetas amarelas, no mínimo, quem ficou em 2º lugar precisaria pegar para ficar em 1º lugar? E varetas azuis? 

Eu também adoro vocês... Por isso, por hoje, chega... 
Abraço do Vavá...

2 comentários:

Arthur Santos disse...

Arthur Donaduzzi dos Santos/Nº4-5ªC

Podemos resolver o problema assim:

55(peso de Ygorlino)+48(peso de Otiliolino)=103(peso dos dois juntos).

450(capacidade do elevador)-103(peso de Otiliolino e de Ygorlino juntos)=347(peso máximo das outras pessoas dentro do elevador).

Resposta:As quatro pessoas juntas que permaneceram no elevador podem ter no máximo 347kg.

Anônimo disse...

bruna nº6 5°serieB
oi eu gostei da 2 questão porque vc tem que falar quantas moedas vc tem que dar para dar o valor pedido, só botando a quantidade.
como 0,27 centavos vc tem que dizer quantas moedas, daria 3 moedas e dizer que usamos 0,25 cntavos mas 2 moedas de 1 pra dar 0,27 centavos.