sábado, 14 de março de 2009

DITADO MATEMÁTICO - 6ª SÉRIE

Dae, galerinha... Abaixo estão colocadas as proposições que fizeram parte do nosso "treinamento" em sala de aula. Confiram seus resultados e, principalmente, analisem a justificativa para cada uma delas. É pensando (e somente pensando!) que aprendemos de verdade...
Bom proveito!
Abração do Vavá...

1. PROPOSIÇÃO: 4 é um número natural.
VERDADEIRA, porque 4 não é negativo nem possui parte decimal.
2. PROPOSIÇÃO: 1,7 não é um número inteiro.VERDADEIRA, pois 1,7 é um número decimal. E, se é decimal, não pode ser inteiro.
3. PROPOSIÇÃO: 0 > 1,2.FALSA, pois 1,2 é um número positivo e qualquer número positivo é maior do que zero.
4. PROPOSIÇÃO: -7 é um número natural.FALSA, pois -7 é um número negativo e números negativos não são naturais.
5. PROPOSIÇÃO: -8 não é um número inteiro.FALSA, pois -8 não possui parte decimal (significativa). Logo, é inteiro.
6. PROPOSIÇÃO: 1,2 é um número natural.FALSA, pois números naturais devem ser inteiros.
7. PROPOSIÇÃO: -0,5 > -1 .VERDADEIRA, pois os dois números são negativos e, neste caso, o maior é aquele que está mais próximo do zero.
8. PROPOSIÇÃO: Todo número natural é inteiro.
VERDADEIRA, pois se um número é natural ele não é decimal e, por consequência, é inteiro.
9. PROPOSIÇÃO: Todo número inteiro é natural.FALSA, pois existem números inteiros que são negativos e números naturais não podem ser negativos.
10. PROPOSIÇÃO: Todos os números positivos são naturais.FALSA, pois existem números positivos que são decimais, portanto, decimais.
11. PROPOSIÇÃO: Existem números naturais que não são inteiros.FALSA, pois uma das condições para o número ser natural é que seja inteiro.
12. PROPOSIÇÃO: Um número inteiro pode ser decimal.FALSA, pois se um número é inteiro ele não pode ser decimal (seria uma contradição).
13. PROPOSIÇÃO: -5,5 < -10FALSA, pois entre dois números negativos o maior é o que está mais próximo do zero.
14. PROPOSIÇÃO: Se um número é positivo, então ele é maior do que zero.VERDADEIRA, pois esta é a definição de número positivo.
15. PROPOSIÇÃO: O zero é um número positivo.FALSA, pois o zero não é nem positivo, nem negativo.
16. PROPOSIÇÃO: -3,4 é um número inteiro.FALSA, pois -3,4 é um número decimal; logo, não é inteiro.
17. PROPOSIÇÃO: 11 > 13FALSA, pois entre números positivos o maior é o que está mais afastado do zero.
18. PROPOSIÇÃO: 0,7 é um número natural.FALSA, pois 0,7 é um número decimal e números decimais não são naturais.
19. PROPOSIÇÃO: -3 > -2FALSA, pois entre números negativos o maior é o que está mais próximo do zero.
20. PROPOSIÇÃO: A distância do -6 ao -1 é de 7 unidades.
FALSA, poisa a distância entre o -6 e o -1 é de 5 unidades.
21. PROPOSIÇÃO: Quanto mais afastado do zero maior é o número.FALSA, pois se os números forem negativos, então o maior é aquele que está mais próximo do zero.
22. PROPOSIÇÃO: A distância do -1 ao +1 é de duas unidades.VERDADEIRA, pois a distância do -1 ao 0 é de 1 unidade e do 0 ao +1 também é de 1 unidade. Logo, a distância entre o -1 e o +1 é de 2 unidades.
23. PROPOSIÇÃO: Se um número é natural, então ele é menor do que zero.FALSA, pois números menores que o zero são negativos e números negativos não são naturais.
24. PROPOSIÇÃO: Numa multiplicação de dois fatores, o produto é sempre maior do que os fatores.FALSA, pois se um dos fatores for 1 (por exemplo), o produto será igual ao outro fator e não maior do que ele.
25. PROPOSIÇÃO: Numa adição de duas parcelas, o total é maior do que as parcelas.FALSA, pois se uma das parcelas for o 0 (por exemplo), o total será igual à outra parcela.

3 comentários:

Anônimo disse...

A proposição de número 05 está errada,pois afirma que é "VERDADEIRA" a frase: -8 não é um número inteiro.Porque na verdade o número -8 É um número inteiro.Dessa forma a resposta correta seria "FALSA".

Anônimo disse...

A proposição de número 07 também está errada. O número -0,5 está mais próximo do 0 ; portanto a resposta correta é VERDADEIRA.

lucca ganz barbieri disse...

o vavá é massa!